Programação Geral de MAIO | 2015

MAIO

05/05 (Terça-feira)
LITERATURA
18h - Lançamento do Livro "Amor meu grande amor" de Sérgio Salles
Sergio Sales nasceu em 1955, em Belém. Publicou em 2007 o livro "Treze e outros contos". Participou em 2010 da coletânea "Contos de outono". O Romance  Amor meu grande amor.


06/05 (Quarta-feira)
CINEMA
18h - Palestra com Augusto Pacheco, crítico de cinema. (ACCPA/Click)
Tema : A IMAGEM E A VIOLÊNCIA
MÚSICA
19h - Ópera-Estúdio (Fundação Carlos Gomes)
Recital com  alunos do projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que tem como objetivo principal preparar os alunos de canto lírico para a carreira artística profissional de um cantor de ópera.


07/05(Quinta-feira)
CINEMA
19h - Lançamento do DVD " No movimento da Fé" de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes
Mostrar um outro lado da procissão do Círio de Nazaré através do olhar de três pessoas: um guarda da Santa, um soldado do exército e um voluntário da Cruz Vermelha. Esse foi o objetivo dos diretores Fernando Segtowick e Thiago Pelaes no documentário “No Movimento da Fé”. O resultado é um curta-metragem de 18 minutos que mostra de maneira impactante o desafio de participar do Círio como voluntário, em momentos como o atrelamento da corta à Berlinda, o cordão de isolamento na doca do Ver-O-Peso e o atendimento em macas no meio da procissão.
MÚSICA
19h - Rafael Lima
O cantor e compositor paraense faz show de seu novo Cd "Nômade", onde reúne composições inéditas e participações especialíssimas. O Cd traz o som da mata e o grito dos povos da floresta devastada, fala das agruras no sul do Pará e faz citações à Cabanagem, além da luta pela democratização do Brasil, temas sempre presentes em seu repertório autoral.


08/05 (Sexta-feira)
MÚSICA
19h - Marisa Black
O mais novo show da cantora paraense se intitula “As Donas e as Perolas do Samba”e faz uma grande e justa homenagem a duas grandes damas do samba brasileiro, Dona Ivone Lara e Jovelina Perola Negra. No show estão grandes clássicos do samba como “Elos da Raça”, “Sorriso Negro”, “Sorriso Aberto”, “Sonho juvenil” e “Bagaço da Laranja”. O samba sempre esteve presente na vida de Mariza Black, que foi bastante influenciada pela coleção de discos em vinis do pai. Em 2002 integrou a “Diretoria do Samba”, um encontro de sambistas da cidade de Ananindeua, onde mergulhou no universo do samba e entrou em contato com as obras dos grandes compositores.


09/05 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de histórias infantis, "O reizinho e o Dragão de duas cabeças" com Gil Ganesh
O reizinho precisa recuperar os cinco elementos que foram roubados da estrela mística que liberou os seres malvados que estão assolando o reino pela destruição da natureza, lixo, aquecimento do planeta. Com sua espada, sua coragem e seus amigos ele vai enfrentar seus medos para a vitória encontrar.
MÚSICA
19h - Gigi Furtado
Tom Jobim, considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira e um dos criadores do movimento bossa novístico, será o carioca homenageado no novo show da cantora paraense Gigi Furtado. O show tem como título a canção que consolidou a bossa como estilo musical: "Chega De Saudade". Ele desejou muito que todos cantassem suas canções e nós que aqui  o faremos. "Chega De Saudade" é uma delicada homenagem à este grande gênio. A cantora será acompanhada por: Lenilson Albuquerque(Direção Musical e Piano), Mário Jorge(Baixo Acústico),Edvaldo Cavalcante(Bateria) e Bila Boy (Percussão).


10/05 (Domingo)
CINEMA
10h - Holy Motors
Dir: Leos Carax
2012 | 14 anos | 110 min
Oscar (Denis Lavant) transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai. Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline (Edith Scob). Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.


12/05 (Terça-feira)
LITERATURA
16h - Entrega do Prêmio Olavo de Lira Maia.
Secretaria de Estado do Turismo do Pará - SETUR PA promove em março de 2015 a premiação das melhores publicações em turismo no Estado do Pará, por meio do prêmio Olavo de Lira Maia


13/05 (Quarta-feira)
MÚSICA
19h - Jacinto Kahwage
O pianista, compositor, arranjador e produtor musical paraense, faz show de lançamento de seu mais novo CD "Choros Urbanos", com composições e arranjos autorais e com várias participações de músicos de Belém. Jacinto Kahwage possui um Cd gravado, o "Amazônia Eletronika"de 2008, já participou de vários festivais de música pelo Brasil, sendo premiado em diversos deles, além de ter se apresentado na Europa. Atualmente é integrante do "Andaluz Trio" e do Grupo "Pandora Jazz", além de ter  elaborado trilhas sonoras para documentários e peças teatrais  exercendo intensa atividade na área musical e tecnologia do áudio.


14/05 (Quinta-feira)
TEATRO
19h - Espetáculo "Solo de Marajó"
Em Solo de Marajó, o ator paraense Cláudio Barros narra sozinho sobre um palco vazio oito pequenas histórias extraídas do romance "Marajó", o segundo de uma saga em dez volumes do romancista intitulada "Ciclo Extremo Norte", cuja densidade e fôlego ombreia com a produção romanesca de grandes nomes da literatura moderna brasileira. A encenação é ousada ao assumir o palco nu para valorizar o papel do ator como contador de histórias. Mas é justamente esta escolha que potencializa a força da prosa dalcidiana. Em cena, a palavra é colocada sobre uma detalhada partitura corporal, fruto de pesquisa sobre as histórias de vida do ator e a partir da observação do corpo de pessoas que habitam o ambiente da vida rústica na Amazônia, o mesmo sobre o qual a obra se funda.


15/05 (Sexta-feira)
TEATRO
19h - Espetáculo "Solo de Marajó"
(ver dia 14)


16/05 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de histórias infantis, "O Essencial é invisível aos olhos", com Ester Sá
O clássico “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry ganha versão contada pela atriz Ester Sá, que revive com o público as aventuras do príncipe em sua viagem. A história trata de temas delicados como o encontro do duro mundo adulto com a pureza do mundo infantil. De forma poética, a encenação busca a cumplicidade da plateia, o olho no olho, a delicadeza, propondo um encontro com a criança existente em cada um de nós, seres pequenos ou grandes. Emoção e sentimento se entrelaçam à história do livro e dão sentido ao árido deserto do planeta terra.
DANÇA
16h - Baile de Dança de salão com Orquestra Orlando Pereira
Espaço para os amantes da dança de salão desfilarem seus talentos junto com a equipe de professores de dança. Não há necessidade de inscrição, é só chegar e participar.
TEATRO
19h - Espetáculo "Solo de Marajó"
(ver dia 14)


17/05 (Domingo)
CINEMA
10h - Inverno de Sangue em Veneza
Dir: Nicolas Roeg
1973 | 111 min | 16 anos
Traumatizados pelo afogamento acidental da filha, o restaurador de arte John Baxter e sua esposa Laura viajam para Veneza durante o inverno. Na cidade italiana, conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas se diz médium e afirma ter visto o espírito da menina falecida, alertando que seu pai corre perigo.


19/05 (Terça-feira)
LITERATURA
18h - Poesia: palavrasomimagem, por Antônio Moura e Marcilio Costa.
O recital parte do conceito de que a poesia constitui a essência de todas as artes, mesmo aquelas que se expressam através de uma linguagem não verbal como a música, o cinema e a pintura. A partir desta ideia propomos a apresentação de um recital em que, além da palavra falada, através da leitura de poemas de Antônio Moura, Marcilio Costa e outros autores como Jean-Joseph Rabearivelo e César Vallejo, a poesia dialoga e se entrelaça com outras linguagens como a experimentação sonora e o audiovisual (videopoema e videoarte), incluindo, na execução de uma das peças, a participação da pianista Leandra Vital.


20/05 (Quarta-feira)
CINEMA
18h - Diário de uma busca
Dir: Flávia Castro
2011 | 111 min | 10 anos
O jornalista Celso Afonso Gay de Castro morreu aos 41 anos, na cidade de Porto Alegre, em circunstâncias suspeitas. O militante político de esquerda foi exilado durante a ditadura militar brasileira. Durante esse período, ele percorreu diversos países, como Argentina, Venezuela, Chile e França, sempre carregando consigo sua família. Uma vida marcada pela história da luta armada, exílio e ausência. Sua repentina morte deixou seus familiares com um vazio e um mistério, que a filha Flavia tenta desvendar.
MÚSICA
19h - Hamleto Stamato (SP)
Natural de Bebedouro (SP), o pianista, compositor,arranjador e produtor paulista apresenta show com o melhor do jazz e música brasileira. Já atuou ao lado de grandes nomes da MPB em turnês por vários países. Em 1997, integrou a banda de Paulinho Trumpete no "Free Jazz Festival" e ,em 2000, tocou com Ney Conceição e Robertinho Silva no "Queen's Theater" em Nova Iorque.Recentemente foi produtor e arranjador dos programas  "Fama" e "Estação Globo"na Rede Globo. No show contará com a participação especial dos paraenses Ney Conceição e Edvaldo Cavalcante.


21/05 (Quinta-feira)
HUMANIDADES
19h - Grupo de Carimbó Sereias de Mar (Marapanim)
A quase duas horas de distância de Marapanim, "terra do carimbó", fica a Vila Silva. Ali, no nordeste do Pará, um grupo de pessoas passou a se reunir para aprender a fazer e tocar os instrumentos próprios do carimbó pau e corda. Até aí nada de muito diferente, até vermos que este grupo musical é composto de mulheres, em um universo onde o mais comum é termos uma formação majoritariamente masculina. Este é o grupo Sereias do Mar, que como resultado de sua formação peculiar, seus instrumentos artesanais e muita lida na agricultura local, traz à cena carimbozeira e ao público um carimbó repleto de referências ao trabalho na roça, nos instigando a (re)pensar sobre a participação da mulher no trabalho rural e nas manifestações culturais no Pará.


22/05 (Sexta-feira)
MÚSICA
19h - Nuno Neto (RJ)
Cantor de timbre singular e voz potente em novo show com repertório que abrange a world music. Autodidata no violão, estudou canto lírico no Conservatório Carlos Gomes, assumindo assim o papel de crooner de baile pelas noites paraenses. Passou onze anos tocando em casas noturnas e boates alemãs, até voltar para o Brasil. Atualmente reside no Rio de Janeiro, onde continua atuando na noite carioca em vários projetos e circuito de bares e workshops de música. No show, o cantor apresentará um repertório da grande diversidade musical brasileira, além de canções autorais.
HUMANIDADES
19h - Grupo de Carimbó Sereias de Mar (Marapanim) - 
OBS: Apresentação no SESC DOCA
(Ver dia 21)


23/05 (Sábado)
LITERATURA
11h - Lançamento do Livro "Quando eu era grande" de Jorginho Quadros
O livro "Quando eu era grande", de Jorginho Quadros, é o terceiro de uma carreira que está só começando. Jorginho desenvolve ainda um trabalho de resgate à tradição oral, é contador de história, membro do Movimento de Contadores de História da Amazônia (Mocoham) e da Red Internacional Cuentacuentos (RIC). Com ilustrações de Maciste Costa e Flor de Maria Fontelles, e design gráfico e editorial desta última, "Quando eu era grande" é um livro que aborda a riqueza do universo infantil através de dez contos recheados de lirismo e poesia.
DANÇA
16h - Roda de carimbó com o Grupo Frutos do Pará
O Sesc  abre espaço para a valorização do patrimônio cultural e imaterial brasileiro, o Carimbó, oferecendo gratuitamente espaço para o comerciário e público em geral mostrarem o seu talento. Espaço livre e não há necessidade de inscrição, é só chegar e participar.
MÚSICA
19h - Sérgio Salles
O compositor e intérprete paraense Sérgio Salles, apresenta o espetáculo poético-musical "Nosso Canto" com repertório de composições autorais e obras consagradas de outros compositores da música brasileira, tais como: Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Xangai, Elomar, Geraldo Azevedo, Nilson Chaves, Vital Farias, entre outros. O show contará com inserções poéticas e artistas convidados, bem como, a participação dos músicos Paulinho Moura (violão) e Márcio Jardim (percussão). 


24/05 (Domingo)
CINEMA
10h - Paisagem na Neblina
Dir: Theodoros Angelopoulos
1988 | 133 min | 10 anos
Dois irmãos, ainda crianças, partem em um trem da Grécia para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem eles enfrentam várias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.
DANÇA
12h - Roda de carimbó com o Grupo Frutos do Pará (Apresentação no SESC DOCA)
(Ver dia 23)


26/05 (Terça-Feira)
FOTOGRAFIA
19h - Café Fotográfico: Territórios afetivos e desenhos fotográficos com Keyla Sobral


27/05 (Quarta-Feira)
CINEMA
18h - Sessão Daqui com "Moisés Cavalcante"
A "Sessão Daqui" é um projeto do Sesc Boulevard em parceria com a APJCC(Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema) que tem o intuito de dar visibilidade aos realizadores do cenário Audiovisual Paraense.
Filmes:
MULHERES DE FIBRA/ DA FIBRA( 2013, Documentário, 13’, Belém, PA)
Resultado da pesquisa de mestrado da Profª. Ms. Ninon Jardin sobre o artesanato da fibra de Jupati produzido nas proximidades de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó/PA. Mulheres de fibra / da fibra, explica em forma de vídeo documentário, o processo de chegada, aprendizado, trocas de experiências e como a produção de artesanato através da fibra do Jupatí foi se expandindo em uma pequena comunidade ribeirinha nas proximidades da cidade de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Empolgante, pois mostra através de relatos das próprias artesãs, a relação cultural que envolve o papel do homem, dos filhos e das filhas para o desenvolvimento de tal produção. O documentário é utilizado pela Profª. Ms. Ninon Jardin em suas práticas de ensino de design, abordando um processo que nasce e como é difundido na comunidade.
  
 ALECRIM (2014, Ficção, 9’30’’, Belém, PA)
Alecrim conta a história de uma mulher solitária que sofre um parto natural onde o bebê nasce morto. Ela vive um dilema existencial: criar seu filho natimorto vivendo distante da realidade ou fazer-se consciente e padecer pela perda do filho almejado. Depois de enterrá-lo com as próprias mãos no quintal da casa onde mora, não suporta a dor e morre. Algum tempo depois a casa passa a ser habitada novamente por um único morador que percebe algo de estranho naquele lugar. O homem fica perturbado por estar vivendo no limite entre o mundo real e seus pesadelos. O espírito da mulher o persegue até conseguir seu objetivo, conduzi-lo ao resgate do filho enterrado. Um drama em forma de realidade fantástica protagonizado pelos atores Rosilene Cordeiro e André Ponce de Leão.  

HUNGRY (2013 Ficção, 4’13’’, Belém, PA)
Uma jovem mulher, bela e atraente, cria jogos e seduz seus amantes conduzindo-os ao prazer jamais experimentado. Em Hungry, uma linha tênue separa o sexo e o desejo pela carne.

 TO LOVE  (2013 videoclipe, 4’25’’, Belém, PA)
Com  o roteiro ligado diretamente à letra da canção, mostra um homem que possui poder e dinheiro, porém já não está se sentindo tranqüilo com a situação da mulher que ele ama não ligar para tudo que ele tem. A falta deste amor por parte dela faz com que ele “perca o norte” e, então,  a mantém presa, grita, xinga e a agride, mas nada disso faz ele conseguir algo com ela. A cor aquecida, o cenário escuro, somado as velas mostra o quanto tudo está confuso na cabeça dele. Mesmo sabendo que está totalmente fora do alcance, ele permanece insistindo em algo que não será concretizado, por isso não se limita em apenas a tentar conversar, sequestra  e amarra  a mulher desejada.

PARALELO (2013 Ficção, 4’, Belém, PA)
Mais um cotidiano alterado por um acaso do destino. Analisar a vida por uma sacada pode mudar suas atitudes e lhe fazer lutar por uma mudança, mas em que tempo estamos, você saberia dizer?
MÚSICA
19h - Rafael Azevedo
Contrabaixista e compositor paraense, irá comemorar seus 10 anos de trajetória musical com novo show cujo repertório contará com canções de sua autoria, parcerias com outros compositores paraenses e alguns temas que influenciam fortemente a sua música. Rafael Azevedo será acompanhado pelos músicos Jó Ribeiro (teclado e trombone) e Emmanuel Penna (bateria).


28/05 (Quinta-feira)
LITERATURA
14h às 17h - Clube da Leitura Espanhol 
(Leitura do Livro "El tiempo entre costuras", de Maria Dueñas)
O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE) da Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com o Sesc Boulevard, abre o “Clube de Leitura” para divulgar a literatura em língua espanhola em Belém. O objetivo é simples: falar, de forma descontraída, sobre cinco livros, de épocas e autores muito diferentes, cujo elo é a língua na qual são escritos os textos: o espanhol. Além disso, qualquer brasileiro pode ler estas obras, já que todos estão traduzidos para a língua portuguesa e editados no Brasil. Para esse encontro o  livro escolhido será "El tiempo entre costuras", de Maria Dueñas.
OBS: participação mediante inscrição até dia 27/05 pelo email jose.duran@mecd.es
MÚSICA
19h - Reinaldo Moreno
O cantor e compositor paraense apresenta o show "Tributo ao Clube da Esquina". Movimento musical brasileiro surgido no início da década de 1960 em Belo Horizonte, onde jovens músicos(Milton Nascimento, Márcio Borges, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros), começaram a se reunir e seu som se fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock’n’roll, música folclórica dos negros mineiros com alguns recursos de música erudita e música hispânica. Nos anos 70, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na música brasileira.


29/05 (Sexta-feira)
MÚSICA
19h - André Fernandes (SP)
Natural de Ilha Solteira, São Paulo, o compositor, intérprete, violonista, arranjador, produtor e diretor musical, iniciou sua carreira há 15 anos, trabalhando como “crooner” em bares e eventos particulares. Em 2004, Fernandes transferiu-se para São Paulo, onde deu continuidade ao trabalho iniciado em São José do Rio Preto. Em 2006 lançou seu primeiro Cd intitulado "Dia de Lua" e, no momento,  apresenta o trabalho autoral de seu mais recente álbum "Vicissitudes", lançado em agosto de 2012,  de forma intimista e experimental, onde novas composições sempre são inseridas no intuito de dar mais movimento e fluidez ao show.
EXPOSIÇÃO
19h - Abertura da Exposição "ALISTAMENTO" de Éder Oliveira
"ALISTAMENTO" resulta da interpretação e produção do artista a partir de convocatória feita a jovens alistados nas Forças Armadas, através da qual refletiu sobre temas como memória e identidade cultural amazônica. A exposição, com curadoria de Marta Mestre, faz parte do projeto contemplado pelo Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais.


30/05 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de histórias infantis," Em busca da matinta", com Tamilis de Abreu, Geanne Oliveira e Tetê Cantanhede.
" Em busca da Matinta” conta a história de uma gringa que vem ao Marajó para conhecer o folclore paraense mais de perto e bater uma Selfie com a Matinta Pereira. Para isso, Miss Lauren contará com a ajuda de Dona Maria, uma senhora sábia e conhecedora da região. Juntas, a caminho da casa da Matinta, iniciarão uma aventura que trará muitas surpresas, que a Miss Lauren não poderia imaginar.  
PALCO GIRATÓRIO
18h - Espetáculo “Antes da Chuva” Cia Cortejo (RJ)
Aramís encontra Ana em uma casa abandonada, onde ela mora com a avó. O menino, na ocasião com 11 anos, é chantageado pela moça para que deixe que ela o veja nu e depois leia pra ela em voz alta. Inspirada pelas histórias de espionagem lidas pelo garoto, Ana planeja uma fuga no navio do Papa que passará em breve pelo povoado.
Classificação: 14 anos


31/05 (Domingo)
PALCO GIRATÓRIO
18h - Espetáculo “Antes da Chuva” Cia Cortejo (RJ)
(Ver dia 30)

26 comentários:

  1. queria tanto ver o teatro hoje :(

    ResponderExcluir
  2. SÓ COISA BOA PARA CURTIR DEPOIS DA CHUVA NOTURNA.

    ResponderExcluir
  3. FOI 10 !

    Joanna Di Ângelis e Tynnôko Costa fizeram tributo aos Beatles no Sesc Boulevard hoje.


    Karina Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Lugares como Sesc Boulevard, deveriam ter uma divulgação maior, pois só tem programações boas e para todos os gostos e estilos. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO."A CULTURA AGRADECE".

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe de colaboradores, sobretudo aquele que estão pelos bastidores dos espetáculos do Sesc Boulevard Belém e por permitirem e proporcionarem essa gama de possibilidades artisticas ao público paraense...... Vejo que a cada mês a programação é recheada de arte contemporanea.. MÚSICA, TEATRO, CINEMA, nas suas mais diversas faces. Enfim, meus parabésn, continuem assim... Abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente programação! Prabéns.

    Nesse mês não teremos nenhuma oficina?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Terão oficinas agora no mês de dezembro?

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Para o teatro precisa pegar algum ingresso antecipado?

    ResponderExcluir
  9. é gratuita essas programações?

    ResponderExcluir
  10. E a programação de Janeiro? Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  11. A criação deste espaço de cultura e diversão é excelente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. A programação está super interessante, como sempre o SESC mostrando a nata da cultura Paraense, parabens ao SESC e aos Paraenses que desfrutam desta magnifica programação.

    ResponderExcluir
  13. Show de Gigi Furtado está perfeito. Vale muito a pena conferir.

    ResponderExcluir
  14. Já estou viaciada com as programações do SESC que é tudo de bom antes de qualquer programação noturna em Belém. Parabéns equipe do SESC que está nos dando a oportunidade de conhecer os nossos valores musicais e artísticos.

    ResponderExcluir
  15. O show do Engole Cobra vai bombar no dia 10/07, espero todos lá!!

    ResponderExcluir
  16. a entrada é franca para todos os dias da programação ?

    ResponderExcluir
  17. Sim, as programações no sesc Boulevard são sempre gratuitas.

    ResponderExcluir
  18. A ELLEN OLERIA TEM UMA VOZ MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  19. O SESC está de parabéns, teatro, cinema, música, nossa Cidade agradece! Mas fico preocupada com a diminuição das programações, no domingo a noite por exemplo, não tem mais nada. Tinhamos a disposição atrações de terça a domingo em horários determinados e agora muda constantemente ou simplismente não acontece mais. Peço que não deixem esse espaço acabar ou se apagar. Bjo

    ResponderExcluir
  20. Queria saber que cinema e os filmes?
    este e o meu email qualquer coisa vocês me passam ok.
    patriciorlima@yahoo.com.br
    espero respostar.

    ResponderExcluir
  21. Poxa, voltem com o teatro infantil aos domingos...por favor...

    ResponderExcluir
  22. Esta ótima a programação do mês de abril. Haja fôlego para participar! Angel

    ResponderExcluir
  23. atualiza, sesc, quero saber o que tem em maio :(

    ResponderExcluir
  24. Gigi Furtado dia 09/05 entrada franca??

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑