Programação Geral de MARÇO| 2015

MARÇO

01/03 (Domingo)
CINEMA
10h - Juan dos Mortos
Direção: Alejandro Brugués
92 min | Cuba, Espanha | 2011 | 14 anos
Juan é um sujeito de 40 anos especializado na arte de não fazer nada. Um dia, se depara com uma misteriosa infecção que está transformando os habitantes de Havana em mortos vivos famintos. Juan, como um bom cubano, decide começar um negócio ao lado do amigo Lázaro para tirar vantagem da situação. Eles montam uma equipe especializada em assassinar zumbis com um preço acessível.


03/03 (Terça-feira)
FOTOGRAFIA
19h - Café fotográfico com a artista visual Viviane Gueller (RS)
As Cidades descaradas | mapeamento audiovisual e a partilha da experiência cotidiana
Mediação de Flávya Mutran
A artista compartilha  com o público sua experiência de registro de imagens e sons de pequenas ocorrências do cotidiano, no trânsito pelas cidades descaradas. Um olhar mais atento ao imediato, à familiaridade e estranheza da rotina das cidades e seus locais de circulação cotidiana. Situações banais que ela vem colecionando e a partir das quais ela propõe intervenções urbanas, devolvendo o trabalho para o lugar onde ele nasce.
Viviane Gueller é artista visual e jornalista, mestre em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012-2014). 


04/03 (Quarta-feira)
MÚSICA
19h - Cacau Novais
Intérprete paraense apresenta o show "Corpo e Alma", que é a tradução para o português da canção "Body and Sou" dos compositores Heyman, Greene e Sour. A canção, que é uma popular e tradicional balada de jazz, inspira esse show e em sua letra fala do sofrimento numa história de amor vivida de corpo e de almaDividem o palco com a cantora, os músicos Robenare Marques ao piano,  Adelbert Carneiro no contrabaixo, Kim Freitas na guitarra e Zeca Sagica na bateria.


05/03 (Quinta-feira)
MÚSICA
19h - Renata Del Pinho
Cantora e compositora paraense, considerada um dos grandes nomes da nova geração de artistas, traz um espetáculo musical, dessa vez dedicado às mulheres. "A DOR E A DELÍCIA DO SER", show criado exclusivamente para a ocasião da data, consiste numa verdadeira exaltação às mais diversas facetas do universo feminino. O show contará com as participações do violonista Paulinho Moura e do percussionista Márcio Jardim, além de três grandes intérpretes surpresas para o público, que experimentará muitas sensações durante o show.


06/03 (Sexta-feira)
MÚSICA
19h - Lucinnha Bastos
O show “Mulher”, em sua sexta edição, é uma proposta da intérprete paraense Lucinnha Bastos, em produzir um espetáculo musical que enfoca, prioritariamente, a figura da mulher como tema poético-musical, em obras consagradas do cancioneiro popular brasileiro. No repertório canções de Chico Buarque, Fátima Guedes, Vinícius de Moraes, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Tom Jobim, Lenine, Cartola entre outros. O show contará com o músico Tynnôco Costa ao piano e na direção musical.


07/03 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de história "O pretinho da beira do rio" com Joca Monteiro (AP)
Em suas viagens pelos interiores do Amapá, Joca encontrou no Município de Tartarugalzinho o senhor Dionizio, o morador mais antigo daquela comunidade, cheio de mistérios e conhecimento, o ancião presenteou Joca com a história e levou o contador para conhecer pessoalmente o “Pretinho da Beira do Rio”. O Pretinho da Beira do Rio é o guardião de todo o tesouro escondido nas margens do Tartarugalzinho. Morador do fundo, conhece e domina encantos que podem castigar os gananciosos e premiar bem feitores.
MÚSICA
19h - Silvinha Tavares
O show "Alma Feminina", alusivo ao Dia Internacional da Mulher, apresentará um repertório do cancioneiro popular feminino, passando pela doçura das músicas de Joyce e Ana Terra, até a crítica escrachada ao subjugo feminino de Rita Lee. O show contará com inserções poéticas de Janete Eluan e Daniel Bastos e arranjos assinados pela própria Silvinha Tavares e direção artística de Daniel Bastos.


08/03 (Domingo)
MOSTRA FRANCOFONIA
10h - Louise Wimmer
Dir: Cyril Mennegun
2012 I 16 anos I 01h20 
Após uma dolorosa separação, Louise Wimmer (Corinne Masiero) recomeça a vida da estaca zero. Perto de completar 50 anos, tudo o que ela tem é um carro, que faz de moradia enquanto não consegue arranjar um apartamento, e a voz de Nina Simone. 
(Aliança Francesa, Cinemateca, Embaixada da França, Institut Français)


10/03 (Terça-feira)
DANÇA
18h - Baile de dança de Salão, com Lívia Paixão
A partir deste mês o Sesc abrirá espaço para os amantes da dança de salão desfilarem seus talentos junto com a equipe de professores de dança. Não há necessidade de inscrição, é só chegar e participar.


11/03 (Quarta-feira)
CINEMA
18h - Lola Montès
Dir.: Max Ophuls 
1955 I 14 anos I 115 min
História de Lola Montès (1821-1861), uma dançarina e cortesã do século XIX que ficou célebre por romances escandalosos com o compositor Franz Liszt e com o Rei Ludwig I da Baviera. Lola Montès é um melodrama histórico de impressionante beleza visual. O filme foi considerado uma obra- prima absoluta por críticos e cineastas de todo o mundo, como Jean Cocteau, Roberto Rossellini, Stanley Kubrick e François Truffaut.
MÚSICA
19h - Trio Chamote
Chamote é um processo milenar utilizado na fabricação de peças cerâmicas e consiste na reutilização de fragmentos de peças antigas, misturada ao barro natural “novo”, para confecção de novas peças dando-lhes resistência e durabilidade. Conceito transposto ao trabalho sonoro que o grupo faz com o ritmos regionais e seus temas autorais. É formado por Charles Matos (bateria),Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e sax). O show é uma grande apresentação instrumental através de uma perspectiva refrescante e alegre com ritmos amazônicos.


12/03 (Quinta-feira)
MÚSICA
19h - Pedrinho Callado
O show de lançamento do EP "Música na Rede é Peixe" do cantor e compositor paraense Pedrinho Callado é um verdadeiro passeio pelos ritmos amazônicos, porém, com uma leitura moderna do tradicional, que dá a esses gêneros musicais uma identidade totalmente atualizada.Conta com a produção de Ziza Padilha e do próprio Pedrinho Callado, dividindo a assinatura dos arranjos com o maestro Manoel Cordeiro.


13/03 (Sexta-feira)
MÚSICA
19h - Tributo à Daniel Benitez "Gracias a la vida"
O show “Gracias a La Vida” foi concebido para honrar a memória do cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical uruguaio Daniel Benitez, radicado no Brasil desde 1976. A produção do show ficou a cargo dos filhos Bruno Benitez, David Benitez, Lyoon Benitez e Willy Benitez, que também contarão com convidados, músicos e intépretes que ajudaram a compor o legado musical de Daniel Benitez.


14/03 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de histórias "A menina árvore", com Sônia Situba e Jorge Quadro
Sonia Situba e  Jorginho Quadros contam , "Menina árvore"  de Daniel da Rocha Leite e  "A  menina e o pássaro" de Rubem Alves. Acorda para sonhar, histórias que deixam  sonhos acesos em nós.
MÚSICA
19h - Grupo Quaderna
Uma livre adaptação e a máxima do Cinema Novo se encaixaria perfeitamente no trabalho de pesquisa musical ‘Pregões – a melodia das ruas’, que os compositores, músicos e intérpretes paraenses Allan Carvalho e Cincinato Marques Júnior mostram nesse novo trabalho, num espetáculo musical homônimo, único e gratuito, onde é revelado a melodia das ruas de Belém e seus ritmos, como carimbó, lambada, xote e cúmbia, resultante de quatro anos de pesquisa no universo dos pregões em diversos bairros da capital


15/03 (Domingo)
MOSTRA FRANCOFONIA
10h - Pégase
Direção: Mohamed Mouftakir
104min - França/Marrocos - 14 anos
Zineb trabalha em um asilo psiquiátrico. Seu superior lhe confia Rihana, uma jovem menina aterrorizada que pensa estar grávida. A missão de Zineb consiste em fazê-la falar. Rihana não coopera, acreditando que foi engravidada por Zayd, um jovem homem de sua cidade. Para ela, isso é fruto da obra do Senhor Cheval, um espírito venerado por seu pai. Zineb não sabe se a menina mente, diz a verdade ou refugia-se em um mundo imaginário e fantástico. Ela aos poucos perde o controle da situação e a história ganha outros rumos...
 (Aliança Francesa, Cinemateca, Embaixada da França, Institut Français)


17/03 (Terça-feira)
LITERATURA
18h - Chove nos campos de cachoeira, com Grupo Versivox.
Na montagem, a clássica obra de Dalcídio Jurandir se transforma em canções, narrações e cenas. Um show cênico-literário que inclui ainda a dança. O publico folheia trechos das páginas do autor marajoara ao som de músicas especialmente compostas para emoldurar a narrativa e ao sabor de coreografias inspiradas nos principais personagens do livro. Carlos Correia Santos é o responsável pela adaptação do romance, composição musical, violão e canto. O artista estará na companhia dos músicos Angelo Silva e Pedro Soares. Tábita Veloso e Eliz Maia estarão em cena atuando e dançando. A luz é de Hudson Andrade.


18/03 (Quarta-feira)
CINEMA / SESSÃO DAQUI
18h - VHQ " Uma breve história do quadrinho paraense"
Dir.: Vince Souza 
2014 I 12 anos  
Transporta para o vídeo a saga da nona arte no Pará, desde os anos 70 até a atualidade. 
APJCC
MÚSICA
19h - Adamor do Bandolim
Um dos grandes nomes do chorinho paraense, natural de Anajás, na Ilha do Marajó-PA, ainda criança apaixonou-se pela música. Com apenas sete anos iniciou sua trajetória musical e o lançamento oficial do primeiro disco aconteceu em 1993, o vinil intitulado "Chora Marajó", que teve  uma boa divulgação nos estados do Maranhão, Piauí e Amapá. Cultuando o choro, ao lado do grupo "Gente de Choro", participou de vários projetos culturais. Em fevereiro de 2007, lançou seu segundo CD de nome "Choro Amazônico"e agora apresenta show com antigas e novas composições.


19/03 (Quinta-feira)
MÚSICA
19h - Marcelo Sirotheau e Patricia Rabello
O show "Canções  à meia luz" faz um apanhado dos 10 anos de parceria musical e de vida juntos,  comemorados em 2015, onde serão apresentadas canções da dupla e parcerias de Marcelo com outros compositores premiadas em festivais dentro e fora do Estado, além de canções de Milton Nascimento, Chico Buarque, Noel Rosa e Caetano Veloso. O show traz uma atmosfera intimista, fazendo jus ao título.


20/03 (Sexta-feira)
MÚSICA
19h - Natália Matos
Show do seu primeiro CD, que traz no repertório, além de suas composições, canções de Felipe Cordeiro, Dona Onete, Ronaldo Silva, Iva Rothe, Rômulo Fróes, Almirzinho Gabriel e ainda outras surpresas que trazem a sonoridade particular do CD, que aposta na mistura de dois mundos e no contraste entre a densidade das bases e o cantar doce e ao mesmo tempo intenso da cantora. A produção musical do CD é de Guilherme Kastrup e para o álbum, homônimo, Natália trouxe como referência o seu próprio universo: Belém, cidade onde nasceu, com suas peculiaridades musicais e cotidianas, sua morenice, e São Paulo, onde viveu e estudou por oito anos, que traz um traço inquieto e urbano ao seu olhar.


21/03 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de história "Arca das histórias" com Grupo Ayvu Rapta.
Nesta apresentação o grupo de Contadores de Histórias Ayvu Rapyta embarca na Arca de Noé, singrando as águas da poesia do “poetinha” Vinícius de Moraes intercalando com histórias clássicas de Andersen, Perrolt, irmãos Grim realizando uma viagem por meio de contos que povoaram e continuam  povoando o imaginário de adultos e crianças.
MÚSICA
19h - Sebastião Tapajós
Natural de Santarém, Pará, o violonista é considerado uma das maiores expressões da música brasileira.Gravou, dirigiu e produziu vários discos na Europa. Ultimamente, em 2011, produziu e lançou os Cds "Cordas do Tapajós e Conversas de Violões" com o amigo e parceiro argentino Sérgio Ábalos. Já em 2012 lançou "Suíte das Amazonas" e remasterizou o clássico "Painel", uma de suas obras mais conhecidas em todo o mundo. No ano de 2013  lançou e realizou turnê nacional com o CD "Da Lapa ao Mascote" e prepara o lançamento do DVD "Sebastião Tapajós e amigos solistas".


22/03 (Domingo)
TEATRO
11h - Contos da Floresta, com Cia Bricbrac
O espetáculo é uma adaptação das histórias do contista da Grécia antiga, Esopo.  Escolhemos esse autor a titulo de resgate por ele ser o primeiro a criar contos com moral, animais e final feliz, autor este que foi o antecessor de contistas como La  Fonteine, Clarles Perrot e os irmãos Grimm. A adaptação retrata Esopo como um imortal que vaga pelo mundo, e em uma de suas viagens chega então a Amazônia, aqui resolve contar algumas de suas histórias. Nessa adaptação à nossa realidade, substituímos, por exemplo, os animais europeus como a raposa, pela mucura, acrescentando ainda os nossos costumes, linguajar, comidas, típicas, etc.  O espetáculo se divide em três histórias: O bode invejoso, A cigarra e a formiga e o couro de onça.


24/03 (Terça-feira)
LITERATURA
18h - Sarau de aniversário com Grupo Griô
Nesse ano de 2015 o Grupo de Contadores de Histórias Griô tem muito que comemorar. Completando 15 anos de existência, o  grupo Griô nasceu de um projeto de extensão vinculado ao grupo de pesquisa Culturas e Memórias da Amazônia (CUMA) coordenado pela Profª Drª Renilda Bastos, na Universidade do Estado do Pará. O grupo possui especial preocupação em contar histórias em prosa e versos, embora em quase todas as apresentações do grupo destacam-se as declamações de Poemas. "Nesse momento comemorativo contaremos um pouco da trajetória do Grupo Griô e apresentaremos um repertório de poemas, os quais passaram por nossos corações inúmeras vezes".


25/03 (Quarta-feira)
CINEMA
18h30 - Lançamento do filme "Revelações"
Curta-metragem que aborda  temas sociais e o cotidiano de seus personagens em forma de ficção. A trama mostrará de forma sutil e diferenciada os bastidores do processo criativo e o dia-a-dia das atividades e projetos realizados no Centro Cultural Sesc Boulevard.


26/03 (Quinta-feira)
LITERATURA
14h às 17h - Clube de Leitura Espanhol
O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE) da Embaixada da Espanha no Brasil, abre o “Clube de Leitura” para divulgar a literatura em língua espanhola em Belém. Os professores de espanhol da rede pública contam com o apoio da SEDUC para participar nesta atividade. O objetivo é simples: falar, de forma descontraída, sobre cinco livros, de épocas e autores muito diferentes, cujo elo é a língua na qual são escritos os textos: o espanhol. Além disso, qualquer brasileiro pode ler estas obras, já que todos estão traduzidos para a língua portuguesa e editados no Brasil.
TEATRO
19h - Espetáculo "No Trono" com Cia Os Varisteiros
O espetáculo teatral "No Trono" é uma livre adaptação da obra O Palácio dos Urubus, do renomado dramaturgo carioca Ricardo Meirelles Vieira. O texto primoroso entrelaça o nosso momento político com a realidade de um país fictício em declínio, cuja monarquia preocupa-se apenas com os seus próprios interesses enquanto a população padece, já que o monarca orgulha-se de oferecer circo semanalmente e pão anualmente à população carente de Babaneiralle.


27/03 (Sexta-feira)
TEATRO
19h - Espetáculo "No Trono" com Cia Os Varisteiros
(Veja o dia 26/03)


28/03 (Sábado)
LITERATURA
11h - Contação de histórias "Borboletando com palavras" com Adrine Motley e Dia Favacho.
As borboletas irão invadir o espaço do Sesc Boulevard por meio de histórias, poemas, música, dança e brincadeira. Daremos asas de borboleta à nossa imaginação e nesse voo nos encontraremos com Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, e Adriana Calcanhoto ou “Partimpim”, referências em poesia, prosa e música brasileiras pra criançada. A idéia é promovermos um encontro em cores e delicadeza com público especial do Sesc.
DANÇA
16h - Roda de Carimbó
O Sesc abre espaço para a valorização do patrimônio cultural e imaterial brasileiro, o Carimbó, oferecendo gratuitamente espaço para o comerciário e público em geral mostrarem o seu talento. Espaço livre e não há necessidade de inscrição, é só chegar e participar.
TEATRO
19h - Espetáculo "No Trono" com Cia Os Varisteiros
(Veja o dia 26/03)


29/03 (Domingo)
TEATRO
11h - Contos da Floresta, com Cia Bricbrac
(Veja o dia 22/03)


31/03 (Terça-feira)
EXPOSIÇÃO
19h - Abertura da Exposição "Km 35" de Emanuel Franco

Exposição individual de objetos e instalações visuais, de título " Km 35", produzidos com mantas e refugos de lonas enceradas usadas como proteção de cargas nas estradas e rodovias brasileiras. As obras são inéditas e foram produzidas com exclusividade para a citada mostra." Km 35" é a décima segunda exposição individual do artista que completa este ano 35 anos de produção no área das artes plásticas e visuais. 

22 comentários:

  1. queria tanto ver o teatro hoje :(

    ResponderExcluir
  2. SÓ COISA BOA PARA CURTIR DEPOIS DA CHUVA NOTURNA.

    ResponderExcluir
  3. FOI 10 !

    Joanna Di Ângelis e Tynnôko Costa fizeram tributo aos Beatles no Sesc Boulevard hoje.


    Karina Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Lugares como Sesc Boulevard, deveriam ter uma divulgação maior, pois só tem programações boas e para todos os gostos e estilos. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO."A CULTURA AGRADECE".

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe de colaboradores, sobretudo aquele que estão pelos bastidores dos espetáculos do Sesc Boulevard Belém e por permitirem e proporcionarem essa gama de possibilidades artisticas ao público paraense...... Vejo que a cada mês a programação é recheada de arte contemporanea.. MÚSICA, TEATRO, CINEMA, nas suas mais diversas faces. Enfim, meus parabésn, continuem assim... Abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente programação! Prabéns.

    Nesse mês não teremos nenhuma oficina?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Terão oficinas agora no mês de dezembro?

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Para o teatro precisa pegar algum ingresso antecipado?

    ResponderExcluir
  9. é gratuita essas programações?

    ResponderExcluir
  10. E a programação de Janeiro? Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  11. A criação deste espaço de cultura e diversão é excelente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. A programação está super interessante, como sempre o SESC mostrando a nata da cultura Paraense, parabens ao SESC e aos Paraenses que desfrutam desta magnifica programação.

    ResponderExcluir
  13. Show de Gigi Furtado está perfeito. Vale muito a pena conferir.

    ResponderExcluir
  14. Já estou viaciada com as programações do SESC que é tudo de bom antes de qualquer programação noturna em Belém. Parabéns equipe do SESC que está nos dando a oportunidade de conhecer os nossos valores musicais e artísticos.

    ResponderExcluir
  15. O show do Engole Cobra vai bombar no dia 10/07, espero todos lá!!

    ResponderExcluir
  16. a entrada é franca para todos os dias da programação ?

    ResponderExcluir
  17. Sim, as programações no sesc Boulevard são sempre gratuitas.

    ResponderExcluir
  18. A ELLEN OLERIA TEM UMA VOZ MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  19. O SESC está de parabéns, teatro, cinema, música, nossa Cidade agradece! Mas fico preocupada com a diminuição das programações, no domingo a noite por exemplo, não tem mais nada. Tinhamos a disposição atrações de terça a domingo em horários determinados e agora muda constantemente ou simplismente não acontece mais. Peço que não deixem esse espaço acabar ou se apagar. Bjo

    ResponderExcluir
  20. Queria saber que cinema e os filmes?
    este e o meu email qualquer coisa vocês me passam ok.
    patriciorlima@yahoo.com.br
    espero respostar.

    ResponderExcluir
  21. Poxa, voltem com o teatro infantil aos domingos...por favor...

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑