Programação Geral de FEVEREIRO | 2016

Fevereiro

03/02 (Quarta-feira)
CINEMA
18h – O fim e o princípio
Direção: Eduardo Coutinho
Livre | 110 min | Documentário
Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.

06/02 (Sábado)
CINEMA
16h – O Menino e o Mundo
Direção: Alê Abreu
1h25min | 2014 | Animação
Brasil | Livre
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.  Haverá exibição do making off para os interessados na pré-produção da animação. Com presença de Gustavo Duque Estrada, assistente de animação do filme.

07/02 (Domingo)
CINEMA
10h - Mommy
Dir: Xavier Dolan
País: Canadá
2014 | Drama | 16 anos | 138min
Diane é uma mulher viúva que vive constantemente mau humorada. Mãe solteira, ela se vê sobrecarregada com a guarda em tempo integral de Steve, seu filho de 15 anos, que sofre de déficit de atenção. Enquanto eles tentam sobreviver e lutar em meio a essa situação imprevisível, Kyla, uma garota que mora do outro lado da rua, se oferece para ajudar. Juntos, os três encontram um novo equilíbrio e a esperança volta a aparecer.

10/02 (Quarta-feira)
CINEMA
18h – Ida
Direção: Pawel Pawlikowski
Drama | 14 anos | Polônia | 80 min
A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina  Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

12/02 (Sexta-feira)
DANÇA
19h – Espetáculos “Lágrimas Secas e Nascente em Chamas “ com a Cia AfroMundi de Marabá/ PA
Classificação: 12 anos
Cia de Dança AfroMundi apresenta dois espetáculos premiados, Lágrimas Secas (2014) e Nascente em Chamas (2015), respostas à ameaça a cultura afrodescendente e à violação da Amazônia e de direitos humanos, para plateias especialistas e populares.
‘Lágrimas Secas’ (18 min) dramatiza a vida ribeirinha de repente chacoalhada violentamente por forças industriais. Tanto esta vida como as lendas do rio, pegam fogo e tudo seca, até a própria nascente. Porém, ainda tem respiro fraco nesta fonte que gera uma lágrima seca de arrependimento sábio, estimulando uma nova chuva e movimento fluvial de cuidado ambiental.
‘Nascente em Chamas’ (26 min) dramatiza o aprendizado da Mariana, uma dançarina nacional que volta às ruas estreitas da aldeia onde se criou, reconhecendo nada. Ela desce à margem do Rio Tocantins, e caindo num vinco de memória, vivencia a história feminina oculta da Amazônia e a futura seca violenta. Se refugiando nas águas tóxicas do rio, Mariana se liga, e sensibilizada, se transforma em símbolo poético de alerta.

13/02 (Sábado)
LITERATURA     
11h – Contação de histórias “A história dos sentimentos”, por Evanildo Mercês
Essa história é uma brincadeira muito divertida com as nossas paixões. Nela ocorre uma grande confusão entre os sentimentos, que resolvem brincar de “pira se esconde”. O personagem central da história é o AMOR que é ferido pela LOUCURA, que o procurava desesperadamente.
DANÇA
19h – Espetáculos “Lágrimas Secas e Nascente em Chamas “ com a Cia AfroMundi de Marabá/ PA
Classificação: 12 anos
(Ver dia 12/02)

14/02 (Domingo)
CINEMA
10h – O Rei e o Pássaro (versão restaurada - Le Roi et l’Oiseau)
Direção: Paul Grimault
Animação| 12 anos | France | 83min 
O grande Reino da Taquicardia é governado por um rei com o pesado título de Carlos V+III=VIII+VIII=XVI. É um governante cruel, odiado pelo seu povo tanto quanto ele os odeia. Ele é amante da caça, mas é vesgo – ninguém se atreve a reconhecer isso à sua frente. Num certo dia o rei não acertou o alvo, e acabou por matar a esposa de um pássaro conhecido apenas como “l’Oiseau”.
Durante a noite os quadros e uma estatueta do palácio ganham vida, como A Pastora e o Limpa Chaminés. Os dois se apaixonam e decidem fugir, e são perseguidos pelo Rei e os seus guardas, mas contam com ajuda do pássaro viúvo, o qual o Rei matou a esposa.
Parceria: Aliança Francesa

17/02 (Quarta-feira)
CINEMA
16h – O Menino e o Mundo
Direção: Alê Abreu
1h25min | 2014 | Animação
Brasil | Livre
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.  Haverá exibição do making off para os interessados na pré-produção da animação. 

18/02 (Quinta-Feira)
MÚSICA
19h –  Mahrco Monteiro
Dono de uma voz privilegiada e reconhecida pelo público paraense,  Mahrco Monteiro completou 30 anos de carreira em 2015.  Para comemorar convidou o músico, compositor e produtor Davi Amorim para produzir seu novo CD “Simples Assim”, se apresentando como compositor da maioria das canções. Ainda em comemoração aos 30 anos, Mahrco apresenta show onde reune os seus maiores hits e canções que fizeram parte de sua história. O show deverá ainda percorrer outros municípios e estados da Região Norte, além de outros Teatros, alguns espaços culturais e bares específicos de Belém durante o ano, relembrando os tempos de inicio de carreira como fazia no Bar teatro Maracaibo, Paço da Ladeira, Clube da Esquina entre outros.

20/02 (Sábado)
LITERATURA     
11h – Contação de histórias “Histórias horripilantes” do
Grupo Teatro em Trâmite - Florianópolis- SC
Igor, uma figura estranha e soturna, emerge das profundezas para contar histórias aterrorizantes que ele garante que são verdadeiras. Acompanhado por seu grande comparsa, que é ainda mais esquisito que ele, nos convida a conhecer a sua história e suas bizarras experiências. Mas, enquanto nos conta sua vida, ele mostra que é muito mais que um rostinho feio. Parte do projeto “Solo Fértil”, Histórias Horripilantes é uma Contação de Histórias que reflete sobre o respeito às diferenças.

21/02 (Domingo)
TEATRO INFANTIL
11h – “Cada Qual Em Seu Barril” , com Cia . dos Notáveis Clowns
Classificação: Livre
Toli e Pieriereca são dois palhaços muito tolos sentados cada qual em seu barril de pólvora, e não se cansam de arranjar motivos para implicar um com o outro. Teimosos e vaidosos disputam através de números de mágica quem é o melhor palhaço, mas nas tentativas de ganhar acabam trapaceando e se enrolando, gerando ao seu redor cada vez mais confusões. Provocam um ao outro de um jeito que não é normal, mas o que dá pra perceber é que nenhum dos dois tem mais razão.  Os coitados já não têm amigos, pois ninguém aguenta conviver com tanta aflição no ar, afinal são dois barris prestes a estourar. O fato é que brigam sem saber a causa dessa briga infernal, mas será que esses dois paspalhos um dia vão perceber que a paz é mais legal?

24/02 (Quarta-Feira)
CINEMA
18h – O Médico Alemão
Direção: Lucia Puenzo
Drama, Suspense | 12 anos
Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, tornam-se hóspede numa hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz.
MÚSICA
19h –  Recital de Piano com
o “Duo Azulay”
Recital em parceria estabelecida com a Escola de Música da UFPa.

25/02 (Quarta-Feira)
MÚSICA
19h – Show Reencontro
Pedrinho Cavalléro e Giselle Griz
Dois artistas que se conheciam há muito tempo, mas que nunca tinham transitado juntos pelos palcos da vida. Depois de anos afastados pela distância, se reencontram para fortalecer a amizade e parceria. O show dos dois músicos e compositores sugere uma mostra das últimas produções, numa verdadeira celebração ao amor, à música e à amizade.

27/02 (Sábado)
LITERATURA     
11h – Contação de histórias “Uni, duni, tê... tem segredos de princesas pra você!”, dos Cirandeiros da Palavra.
Venha conhecer segredos de príncipes e princesas! Porque a vida tem segredos, alguns bem grandes, outros pequeninos, muitos que a gente nem imagina. Todo mundo tem segredos, inclusive príncipes e princesas.                Quer descobrir alguns segredos?  Histórias que revelam segredos de príncipes e princesas de forma descontraída e divertida.

28/02 (Domingo)
FOTOGRAFIA   
10h – Abertura Percursos | Exposição de fotografias “Mundo Invisível”  de Mara Hermes
A ação Percursos compartilha com o público o processo de criação de um autor, que tenha a fotografia como principal linguagem.
A convidada de 2016 é a fotógrafa e psicóloga Mara Hermes, que apresenta  o documentário fotográfico “Mundo Invisível”,
um olhar sensível sobre o universo dos idosos.
TEATRO INFANTIL
11h – “Cada Qual Em Seu Barril”, com Cia . dos Notáveis Clowns
Classificação: Livre
(ver dia 21/02)

Cursos

CURSO DE DOCUMENTÁRIO - O CINEMA E O REAL COM LORENNA MONTENEGRO
02 a 06/02, de 9h às 13h
Visão sobre o gênero documental, que com o passar das décadas subverteu essa definição e hoje é uma forma própria de arte – o cinema documentário.  O curso vai abordar as diferentes vertentes, linguagens e estilos, partindo de exemplificações, além de fornecer aos participantes as ferramentas para a construção narrativa e estética de filmes documentais.
Idade Mínima: 12 anos
Inscrições: 26 a 30/01

Exposições

Mostra de fotografias “Janelas da rua”
A mostra faz parte da ação “Desdobramentos”, criada pelo Núcleo de  Fotografia  do Sesc  Boulevard, com o objetivo  de  apresentar ao público mostras rápidas, informais, montadas em estruturas alternativas , que possibilitam  compartilhar  acervos e resultados de  cursos e oficinas  de fotografia . Em janeiro, mês em que Belém completa 400 anos de história, dividimos com o público os resultados do curso “Janelas da rua”, ministrado pelo professor e fotógrafo Valério Silveira, que, a convite do Núcleo de Fotografia, desenvolveu  com os participantes    uma ação fotográfica reflexiva sobre Belém.

Percursos | Exposição de fotografias “Mundo Invisível” de Mara Hermes
A partir do dia 28/02
A ação Percursos compartilha com o público o processo de criação de um autor, que tenha a fotografia como principal  linguagem. A convidada de 2016 é a fotógrafa e psicóloga Mara Hermes, que apresenta  o documentário fotográfico  “Mundo Invisível”, um olhar sensível sobre o universo dos idosos.

Atividades

Vivência - Fotografia e Imaginação (Turmas especiais para instituições e escolas pré-agendadas)
Os participantes são estimulados a utilizar a imaginação como “base de captura” de imagens por meio de um protótipo de câmera fotográfica utilizada como um aparelho para escolher e reter imagens, que posteriormente são descritas (oralmente), escritas e/ou desenhadas em “Álbuns de fotografias imaginárias”.

Leituras de portfólio
Encontros com interessados em conversar sobre seus ensaios, projetos, séries. O objetivo é atender a fotógrafos que estejam buscando opiniões sobre seus trabalhos, principalmente no que se refere à linguagem e edição. As leituras são feitas sempre aos sábados e domingo a partir de agendamento prévio.
Agendamento via email fotografiasesc@gmail.com
Pré requisito: Apresentar portfólio impresso (qualquer tamanho e papel), contendo um mínimo de 20 fotos sobre a mesma temática.

Visitas monitoradas à coleção “Máquinas para filosofar”
Acervo de câmeras artesanais confeccionadas nos séculos XIX e XX, consideradas por pesquisadores uma das mais representativas coleções desta natureza da América Latina.
Os interessados devem solicitar a mediação na recepção do Centro Cultural Sesc Boulevard.
Agendamento para grupos e escolas via email

fotografiasesc@gmail.com

28 comentários:

  1. queria tanto ver o teatro hoje :(

    ResponderExcluir
  2. SÓ COISA BOA PARA CURTIR DEPOIS DA CHUVA NOTURNA.

    ResponderExcluir
  3. FOI 10 !

    Joanna Di Ângelis e Tynnôko Costa fizeram tributo aos Beatles no Sesc Boulevard hoje.


    Karina Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Lugares como Sesc Boulevard, deveriam ter uma divulgação maior, pois só tem programações boas e para todos os gostos e estilos. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO."A CULTURA AGRADECE".

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe de colaboradores, sobretudo aquele que estão pelos bastidores dos espetáculos do Sesc Boulevard Belém e por permitirem e proporcionarem essa gama de possibilidades artisticas ao público paraense...... Vejo que a cada mês a programação é recheada de arte contemporanea.. MÚSICA, TEATRO, CINEMA, nas suas mais diversas faces. Enfim, meus parabésn, continuem assim... Abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente programação! Prabéns.

    Nesse mês não teremos nenhuma oficina?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Terão oficinas agora no mês de dezembro?

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Para o teatro precisa pegar algum ingresso antecipado?

    ResponderExcluir
  9. é gratuita essas programações?

    ResponderExcluir
  10. E a programação de Janeiro? Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  11. A criação deste espaço de cultura e diversão é excelente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. A programação está super interessante, como sempre o SESC mostrando a nata da cultura Paraense, parabens ao SESC e aos Paraenses que desfrutam desta magnifica programação.

    ResponderExcluir
  13. Show de Gigi Furtado está perfeito. Vale muito a pena conferir.

    ResponderExcluir
  14. Já estou viaciada com as programações do SESC que é tudo de bom antes de qualquer programação noturna em Belém. Parabéns equipe do SESC que está nos dando a oportunidade de conhecer os nossos valores musicais e artísticos.

    ResponderExcluir
  15. O show do Engole Cobra vai bombar no dia 10/07, espero todos lá!!

    ResponderExcluir
  16. a entrada é franca para todos os dias da programação ?

    ResponderExcluir
  17. Sim, as programações no sesc Boulevard são sempre gratuitas.

    ResponderExcluir
  18. A ELLEN OLERIA TEM UMA VOZ MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  19. O SESC está de parabéns, teatro, cinema, música, nossa Cidade agradece! Mas fico preocupada com a diminuição das programações, no domingo a noite por exemplo, não tem mais nada. Tinhamos a disposição atrações de terça a domingo em horários determinados e agora muda constantemente ou simplismente não acontece mais. Peço que não deixem esse espaço acabar ou se apagar. Bjo

    ResponderExcluir
  20. Queria saber que cinema e os filmes?
    este e o meu email qualquer coisa vocês me passam ok.
    patriciorlima@yahoo.com.br
    espero respostar.

    ResponderExcluir
  21. Poxa, voltem com o teatro infantil aos domingos...por favor...

    ResponderExcluir
  22. Esta ótima a programação do mês de abril. Haja fôlego para participar! Angel

    ResponderExcluir
  23. atualiza, sesc, quero saber o que tem em maio :(

    ResponderExcluir
  24. Gigi Furtado dia 09/05 entrada franca??

    ResponderExcluir
  25. Bom Dia, sinceramente, acho bem arriscada esta estratégia do SESC no segundo semestre de cobrança de suas Atividades (Música, Cinema e Teatro), Oficinas nem questiono. Sob pena de um esvaziamento total de seus frequentadores. Vocês têm que ver que o público que frequenta estas atividades, é bem cativo, prestigia os artistas locais. E não sei por quanto tempo continuará, ou ainda selecionará bem bem estas atividades, ficando algumas vazias. E eu não gostaria de ver um Espaço deste tão bom, que dar oportunidade aos artistas da região fechar suas portas.

    ResponderExcluir
  26. muito boa programçâo

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑