Programação Geral de SETEMBRO | 2014


01/09 (Segunda-feira)
PALCO GIRATÓRIO
20h - “Aquilo que meu olhar guardou pra você”
Grupo Magiluth (PE)
Um olhar de fora para as cidades que muitas vezes ficam soterradas pelo banal. A peça trabalha a partir das pequenas coisas, aquelas que volatizam num piscar de olhos deixando marcas mais profundas do que o mais grandioso gesto. O homem contemporâneo, as contradições de seus sentimentos, as formas como vive medindo o quanto se envolve com as coisas, o quanto se protege delas.
Duração: 80 min.
Classificação: 18 anos
Local: TEATRO MARIA SYLVIA NUNES
(Estação das Docas)


02/09 (Terça-feira)
FOTOGRAFIA
19h - Lançamento do Caderno de Pensamentos volume 1.
Nesta edição do livro Caderno de Pensamentos contam ensaios de  Ary Souza, Luizan Pinheiro, Lucas Paraizo, Maria Christina, Marisa Mokarzel e Pablo Mufarrej.


03/09 (Quarta-feira)
FOTOGRAFIA
18h - “Retrato Pintado”, documentário sobre Mestre Júlio
Projeção do filme “Retrato Pintado” de Joel Pimentel, sobre a vida e obra de Mestre Júlio Santos, um dos mais importantes fotopintores brasileiros, técnica de pintura à mão de fotografias.
MÚSICA
18h - Tiago Belem
Baterista e compositor da nova geração de músicos paraenses, atuante no circuito de shows em teatros, bares e festivais no interior do estado e resto do Brasil e até no exterior, lança o seu primeiro CD totalmente autoral ao lado de grandes expoentes da música instrumental de Belém.


04/09 (Quinta-feira)
MÚSICA
18h - Gláfira
Cantora e compositora paraense apresenta show reunindo repertório do seu primeiro disco solo “Jardim Secreto”, que conta com suas composições, além de obras de outros compositores paraenses como Daniel Bastos, Ziza Padilha, Henri Burnet, Marcelo Sirotheau e outros. A sua banda é formada por Renato Torres, Arthur Kunz e Maurício Panzera.
FOTOGRAFIA
19h - Caderno de Pensamentos: bate papo com Ary Souza e Maria Christina
Ary Souza e Maria Christina falam sobre seus ensaios publicados no Caderno de Pensamentos “Compasso”, série de fotografias sobre o cotidiano amazônico, e “Filipe Augusto Fidanza: A tradição começa com Fidanza”, sobre a obra do fotógrafo português que se estabeleceu em Belém em meados da década de 1860.


05/09 (Sexta-feira)
MÚSICA
18h - Tom Salazar Cano & Daiane Gasparetto
O show “O Não Lugar”, idealizado pelos compositores Tom Salazar Cano e Daiane Gasparetto, propõe-se a apresentar canções que foram criadas em série, o que resulta em uma interligação entre as mesmas, tanto na atmosfera sonora, quanto nas temáticas abordadas nos versos.
FOTOGRAFIA
19h - Monólogo Visual “CARNE É SANGUE: imagens para uma consciência humana”
com Diógenes Moura e Lançamento do livro “Fulana Despedaçou o Verso”


06/09 (Sábado)
LITERATURA
11h - “Eu conto uma cantiga para você” com Grupo Roda Contada
Era uma vez uma menina que se chamava Rosa e que tinha um grande amiguinho, o Cravo. Cravo tinha um bichinho de estimação, o Sapo Cururu. Rosa pediu para brincar com o Sapo Cururu e acabou deixando ele escapar de suas mãos. Por causa disso, o Cravo brigou com a Rosa. Em uma grande aventura recheada de cantigas de roda, Rosa sai em busca do sapinho e conhece vários personagens que a ajudam nessa missão.
CINEMA
16h - O Porto
Dir. Aki Kaurismaki
França, Finlândia
2011 | 12 anos | 93 min
Marcel Marx trabalha como engraxate. Escritor conhecido pela boemia, ele mudou drasticamente de vida, se exilando na cidade portuária de Le Havre, onde exerce a nova função e leva uma vida pobre, mas tranquila, ao lado da mulher, Arletty. Tudo vai bem até que um dia ele se depara com um imigrante illegal, um garoto africano que tenta chegar a Londres. Parte de um grupo de clandestinos descoberto em um container pela polícia de imigração francesa, o garoto consegue fuigir. Ao mesmo tempo em que tenta escondê-lo, Marcel tem que lidar com a doença de Arletty, internada num hospital local.
MÚSICA
17h - Nazaré Pereira
Renomada intérprete e atriz paraense, atualmente residindo em Paris, apresenta seu novo show , reunindo composições autorais e em parceria, além de composições do cancioneiro paraense. O show tem a direção musical de Mário Mouzinho.
CINEMA 
18h - Workshop com Vincent Moon
A partir de uma discussão sobre a importância da gravação cinematográfica, Vincent Moon propõe a criação de um projeto coletivo, colocando em perspectiva a cultura local. Fotógrafo, cineasta, documentarista e diretor de vídeoclipe, Vincent Moon é conhecido pelo seu trabalho misto de imagem e música. O francês se tornou famoso na internet a partir de seus Take Away Shows, vídeos gravados em uma sequência nas ruas de Paris com artistas como Mojave 3, The Ex, Xiu Xiu, Vampire Weekend, Vic Chesnutt e Animal Collective. Já filmou também com grupos como R.E.M., Arcade Fire, Beirut e Efterklang, Dona Iná, Tom Zé, Elza Soares, Gaby Amarantos, Criolo, BNégão e mais outras dezenas de artistas.


10/09 (Quarta-feira)
CINEMA
18h - Muirakitam Filmes exibe o documentário “Expedição Caraparu”
O trajeto do rio é o trajeto da vida que se elabora em seu entorno. “Percorre o rio e percorrerás a história de homens com seus sabores, fazeres e memórias”. Este é o convite que subjaz à proposta do documentário “Expedição Caraparu – Uma viagem cultural por Santa Izabel do Pará” que, enquanto percorre o rio traz para a superfície parte da história de Santa Izabel do Pará e, por que não dizer, do próprio Brasil. Nele falam as testemunhas vivas do passado e do presente deste pedaço da Amazônia cortada pelo Rio Guamá.
MÚSICA
18h - Willy Benitez Quarteto
O baterista paraense, de família musical tradicional em Belém, apresenta o show “Latin Jazz”, destacando o gênero de jazz influenciado pelos ritmos africanos, da América Latina e das Caraíbas, entre os quis se destaca a salsa, o merengue e o mambo.


11/09 (Quinta-feira)
MÚSICA
18h - Gláfira
(Veja o dia 04/09)


12/09 (Sexta-feira)
MÚSICA
18h - Cronistas da Rua
Com a intenção de disseminar a cultura hip hop e a sonoridade peculiar da Amazônia, o duo formado por Dime Cronista (voz) e Alonso Nugoli (beatbox) lança seu primeiro trabalho, intitulado “Tekoha”, em nove faixas autorais numa estética sonora que passeia pelo rap, reggae, samba e brega, aliados à música eletrônica, ao beat Box e ao flow (jeito de rimar).


13/09 (Sábado)
LITERATURA
11h - “A mãe d’água” com Ester Sá
Muitas lendas habitam nossa região, como a do ser metade gente, metade peixe, chamadoSereia. “A Mãe d’Água” é toda bordada com elementos da cultura popular, principalmente aqueles que pontuam as reverências do homem ao mar.
CINEMA
16h - Amor
Dir. Michael Haneke
França , Alemanha
2012 | 14 anos | 127 min
Amor, o filme mais premiado e aclamado de Michael Haneke, conta a história de Geroges e Anne, um casal de músicos aposentados que tem sua rotina transformada quando Anne sofre um derrame e fica com lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amore m teste. A situação complica-se ainda mais quando Georges decide poupar a filha do casal da dura realidade que é ver uma pessoa que se ama morrer aos poucos.
MÚSICA
18h - Sesc Partituras
Sergio Abalos, violonista argentino de muito talento, apresenta composições que farão parte de seu primeiro disco e interpreta a obra de Sebastião Tapajós.


14/09 (Domingo)
TEATRO INFANTIL
11h - “Palhaços Surdos”
Companhia de Teatro Mãos Livres
Inspirado no humor, na magia e felicidade da vida e da cultura de todos nós, o espetáculo apresenta do mais inocente ao mais crítico humor circense, com toda a pureza do sorriso frouxo de uma criança à critica ligeira, livre e inteligente das ruas para que todos possam dar boas GARGALHADAS NO SILÊNCIO com a leveza e a doçura dos Palhaços Surdos.
Classificação: Livre


16/09 (Terça-feira)
FOTOGRAFIA
19h - Abertura da exposição Sobrevidas - Fotojornalismo Paraense.
Mostra de fotografias  de 27 fotojornalistas paraenses que revelam o cotidiano de seu tempo.


17/09 (Quarta-feira)
MÚSICA
19h - SONORA BRASIL - Octeto de Polyphonia Khoros (SC)
Em atividade desde 2001, o grupo coral da cidade de Florianópolis (SC) possui repertório eclético com ênfase na música do século XX e XXI. Regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira, o Polyphonia Khoros mantém um trabalho de excelência na área se destacando no cenário musical do Estado de Santa Catarina. Por meio do Instituto Polyphonia, entidade sem fins lucrativos, o coro, que hoje conta com 28 cantores, promove a prática e a apreciação da música vocal, formando jovens cantores líricos e amplas platéias.


18/09 (Quinta-feira)
MÚSICA
18h - Ópera Estúdio - Cenas de Verdi e Donizeth
Fundação Carlos Gomes


19/09 (Sexta-feira)
MÚSICA
18h - Tom Salazar Can e Daiane Gasparetto
 (Veja o dia 05/09)


20/09 (Sábado)
LITERATURA
11h - “Caixa de Histórias”, com Vandiléa Foro, Cris Rodrigues e participação de Lílian Tícia.
 “Caixa de Histórias” narra os livros “Vê é uma caixa”, de Valéria Belém,e o “Colecionador de Águas”, de Elaine Pasquali Cavion. As contadoras de história Cris Rodrigues e Vandiléia Foro se inspiram nos artífices, criadores de artes diversas. As histórias são costuradas com música, poesia e brincadeiras em que o público torna-se participante. A contação também tem participação especial da contadora Lilian Tícia.
MÚSICA
17h - Regina Ramos
Cantora paraense, atuante no circuito de bares e teatros da cidade, apresenta show com o melhor do samba paraense e nacional ao lado de grandes instrumentistas, considerados “bambas” no seguimento do samba na cidade.


21/09 (Domingo)
TEATRO INFANTIL
11h - “Brinquedo Brincado”
Companhia Nefesh
Direção: Anibal Pacha
O espetáculo apresenta em cena os personagens infantis Nefeshtiti e Nefeshtófilo como elementos provocadores do riso popular, mostrando a importância dos personagens Pierrô e Cabeçudo do Boi de Mascara de São Caetano de Odivelas, pelo seu valor cênico como veículo do riso coletivo.
Classificação: Livre


23/09 (Terça-feira)
LITERATURA
18h - Contação de histórias para adultos “Maria Dagmar”, com Gil Ganesh e Adriana Cruz.
Baseada no texto homônimo de Bruno de Menezes, “Maria Dagmar” é mulher, paraense, pobre, bela, igual a muitas outras da cidade de Belém, porém, nascida da palavra do nosso escritor em 1950. A narradora, Adriana Cruz, apresenta a narrativa como quem lê um livro, utilizando música e narração de poesia para criar uma atmosfera poética.


24/09 (Quarta-feira)
CINEMA
18h - Fotografia de Rua - Doc.
NUPA
MÚSICA
18h - Yuri Guedelha e Sarau Brasil
Cantor, compositor e saxofonista apresenta o show “Tributo a Lupicínio Rodrigues”, homenageando os cem anos do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, dentro do seu projeto centenário da MPB, destacando a importância e grandeza da obra desse grande artista na contribuição ao cancioneiro brasileiro.


25/09 (Quinta-feira)
TEATRO
18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”
Teatro de Apartamento
Direção: Saulo Sisnando
O espetáculo mostra o cotidiano das jovens mulheres paraenses, sempre preocupadas com os quilinhos a mais, divididas entre o trabalho e a família, com corações partidos, mas muito bem maquiadas e com as madeixas lisas a base de escovas marroquinas.  No palco, os atores  se dividem em dezenas de papéis e dão vida a mulheres, gays, pais ciumentos, filhas rebeldes, românticas alucinadas, peruas tresloucadas, namorados pilantras etc.
Duração: 70 min
Classificação: 16 anos


26/09 (Sexta-feira)
TEATRO
18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”
Teatro de Apartamento
Duração: 70 min
Classificação: 16 anos
 (Veja o dia 25/09)


27/09 (Sábado)
LITERATURA
11h - “Histórias Sonolentas”, com Cirandeiros da Palavra
Histórias divertidas para quem tem insônia e para dorminhocos! Baseada nos livros A Girafa sem Sono, de Liliana e Michele Lacocca; A Casa Sonolenta, de Audrey Wood; e Macaquinho, de Ronaldo Simões.
MÚSICA
17h - Felipe Ribeiro
Violonista e compositor paraense apresenta o show “Violão, Felipe e outros Palhaços”, com números do repertório violonístico do universo ibérico, latino-americano e paraense – além de suas composições inéditas – contando com a participação dos outros palhaços Vitor Nina (diretor da palhaçaria da Trupe da ProCura), Gabriel Andrade (cantor e compositor) e David Benitez (piano). Trata-se de um brincante enlace entre o corpo dos palhaços músicos e a música do Felipe palhaço, em uma troca interativa.
TEATRO
18h - “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”
Teatro de Apartamento
Duração: 70 min
Classificação: 16 anos
 (Veja o dia 25/09)


28/09 (Domingo)
TEATRO INFANTIL
11h - “Brinquedo Brincado”
Companhia Nefesh
Classificação: Livre

(Veja o dia 21/09)

19 comentários:

  1. queria tanto ver o teatro hoje :(

    ResponderExcluir
  2. SÓ COISA BOA PARA CURTIR DEPOIS DA CHUVA NOTURNA.

    ResponderExcluir
  3. FOI 10 !

    Joanna Di Ângelis e Tynnôko Costa fizeram tributo aos Beatles no Sesc Boulevard hoje.


    Karina Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Lugares como Sesc Boulevard, deveriam ter uma divulgação maior, pois só tem programações boas e para todos os gostos e estilos. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO."A CULTURA AGRADECE".

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe de colaboradores, sobretudo aquele que estão pelos bastidores dos espetáculos do Sesc Boulevard Belém e por permitirem e proporcionarem essa gama de possibilidades artisticas ao público paraense...... Vejo que a cada mês a programação é recheada de arte contemporanea.. MÚSICA, TEATRO, CINEMA, nas suas mais diversas faces. Enfim, meus parabésn, continuem assim... Abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente programação! Prabéns.

    Nesse mês não teremos nenhuma oficina?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Terão oficinas agora no mês de dezembro?

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Para o teatro precisa pegar algum ingresso antecipado?

    ResponderExcluir
  9. é gratuita essas programações?

    ResponderExcluir
  10. E a programação de Janeiro? Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  11. A criação deste espaço de cultura e diversão é excelente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. A programação está super interessante, como sempre o SESC mostrando a nata da cultura Paraense, parabens ao SESC e aos Paraenses que desfrutam desta magnifica programação.

    ResponderExcluir
  13. Show de Gigi Furtado está perfeito. Vale muito a pena conferir.

    ResponderExcluir
  14. Já estou viaciada com as programações do SESC que é tudo de bom antes de qualquer programação noturna em Belém. Parabéns equipe do SESC que está nos dando a oportunidade de conhecer os nossos valores musicais e artísticos.

    ResponderExcluir
  15. O show do Engole Cobra vai bombar no dia 10/07, espero todos lá!!

    ResponderExcluir
  16. a entrada é franca para todos os dias da programação ?

    ResponderExcluir
  17. Sim, as programações no sesc Boulevard são sempre gratuitas.

    ResponderExcluir
  18. A ELLEN OLERIA TEM UMA VOZ MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑