Programação Geral de ABRIL | 2015


 ABRIL

01/04 (Quarta-feira)

CINEMA

16h - O céu sobre os ombros

Dir: Sérgio Borges

2010 | 71 min | 16 anos

O céu sobre os ombros retrata alguns momentos das vidas de três pessoas comuns, anônimas, que vivem um contexto entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade: uma prostituta transexual e acadêmica, um hare krishna chefe de torcida organizada de futebol e um escritor estrangeiro suicida. Rompendo as fronteiras entre documentário e ficção, o filme nos revela o quão semelhantes são nossos medos e desejos e o quanto todos nós queremos ser amados.

MÚSICA

17h - Ópera-Estúdio (Fundação Carlos Gomes)

Recital com  alunos do projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que tem como objetivo principal preparar os alunos de canto lírico para a carreira artística profissional de um cantor de ópera.

FOTOGRAFIA

19h - No Momento... "Imagem e ilusão. O que vemos? Como nosso cérebro lê as imagens. Qual a cor do Vestido?"

Convidados: Dr. Eduardo Maia e Miguel Chikaoka

Vivemos na era do imediatismo, bombardeados por informação que surge a todo instante. Mas no meio de tanta coisa, há determinados assuntos que merecem especial atenção e não podem esperar para serem discutidos. Essa é a proposta do "No momento", que pretende convidar importantes nomes para debater assuntos atuais e polêmicos.  O fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, juntamente com o especialista em Neurologia, Dr. Eduardo Maia, serão os primeiros convidados para falar sobre imagem e ilusão, tomando como base o caso daquele vestido que cada pessoa vê diferentes cores, segundo a tradução  de cada  cérebro.





07/04 (Terça-feira)

LITERATURA

18h - Lançamento do Livro "Inventariação da Oferta Turística: estudo e prática", de Cleber Gomes da Silva e João Gabriel Huffner

Com a necessidade da difusão do conhecimento técnico e prático acerca da metodologia de inventariação da oferta turística, os professores Cleber Gomes da Silva e João Gabriel Huffner, elaboraram um livro que apresenta várias fases dessa ferramenta de pesquisa fundamental aos primeiros passos do processo de planejamento turístico, além de mostrar um pouco dos pontos turísticos de nossa região e a diversificação da cultura local.





08/04 (Quarta-feira)

CINEMA

18h - O Papel da Crítica Cinematográfica [ACCPA]

com Marco Antônio Moreira

Onibaba A Mulher do Diabo, Japão, 1964

MÚSICA

19h - Nêgo Nelson, Dadadá Castro e Thiago Amaral

Trio formado por renomados músicos e compositores atuantes no cenário instrumental paraense (circuito de shows em teatros, bares e festivais). Neste show apresentam composições instrumentais autorais  e em parceria com outros compositores, além de clássicos do jazz e da música brasileira.





09/04 (Quinta-feira)

MÚSICA

19h - Silvan Galvão

O percussionista e compositor paraense,natural de Santarém, desenvolve um trabalho musical baseado na fusão de ritmos regionais paraenses como o carimbó, marabaixo e guitarrada, com elementos do jazz e da bossa nova. No show "Tambores que Cantam" vai apresentar músicas instrumentais e canções autorais gravadas no último CD/DVD lançado em 2013/14, além de clássicos da música regional paraense.





10/04 (Sexta-feira)

MÚSICA

19h - Maurício Maestro (RJ)

O músico, compositor e arranjador carioca começou a carreira no conjunto vocal "Momentoquatro" e em 1970 integrou a banda “Sagrada Família". Mais tarde, em 1980, já integrante do grupo vocal "Boca Livre", colaborou com grandes nomes da música brasileira. Neste show apresenta músicas que estão nos seus CDs solo e algumas das canções que celebrizaram o grupo "Boca Livre". Não poderia faltar também a música “Amizade” parceria sua com Marcos Valle, que dá nome ao novo CD do Boca Livre, e  também mostrará seu lado de intérprete, cantando canções de outros compositores, entre eles Edu Lobo e Toninho Horta.





11/04 (Sábado)

LITERATURA

11h - Contação de histórias infantis,  “Ciranda de histórias”  por Zezé Caxiado.

A caminho da escola encontrou uma maleta cheia de livros que contavam histórias engraçadas, divertidas e cheias de aventura. Então, convidou as pessoas que estavam por perto para que cada um lesse uma história. E você, não que ler uma história?

MÚSICA

19h - Zeca Torres (MG)

O cantor e compositor mineiro, radicado em Manaus, no estado do Amazonas, faz show de lançamento de seu segundo Cd, intitulado “ZECA TORRES – BAILANDO NA ESCURIDÃO”, em um trabalho totalmente autoral e inédito com parcerias de vários letristas amazônicos. A música título do CD é uma homenagem ao objeto inanimado feito de pano, fibra, ferro e borracha que  ganha vida quando recebe sua “alma”, o tripa. É ele quem dança embaixo do boi de Parintins – e em outras regiões do país se chama miolo. A produção e os arranjos do Cd são de Mauricio Maestro (Grupo Boca Livre).





12/04 (Domingo)

CINEMA

10h - Incêndios

Dir: Denis Villeneuve

2010 | 130 min | 14 anos

Na leitura do testamento de sua mãe, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que eles tem um irmão e que o pai, que eles achavam que tinha falecido, estava vivo. Dentre muitos pedidos, o último e mais importante vinha junto com duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes. Narwal sempre foi um mistério para seus dois filhos, e a relação entre eles sempre foi muito difícil. Simon fica com raiva e desiste, mas Jeanne se sente no dever de respeitar o desejo de sua mãe.





14/04 (Terça-feira)

FOTOGRAFIA

19h - Palestra | Fotojornalismo -Direitos autorais (termos de uso de imagem), com  os doutores  Miguel Salim e André Serrão.

Realização  da Comissão de Imagem /SINJOR-PA com apoio do  Sesc.





15/04 (Quarta-feira)

CINEMA

18h - Borboletas Negras

Dir: Paula von der Oest

2011 | 100 min | 12 anos

A jovem sul-africana e poeta Ingrid Jonker acha seu lar e liberdade na escrita. Rejeitada por seu pai, que trabalha como ministro da defesa do regime apartheid em 1960, ela sofre para achar uma casa e um amor. Apesar dos muitos homens e da famosa relação com o escritor Jack Cope, ninguém consegue dar a Ingrid o que ela procura. É só quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o parlamento da África do Sul, lê seu poema intitulado "A criança que foi assassinada pelos soldados de Nyanga" é que ela realmente encontra o supremo reconhecimento.

MÚSICA

19h - Ferrovia Tex

O grupo foi formado em 2011 e passeia por clássicos do Blues fazendo conexões e paradas para unir a seu repertório os "standards" de Jazz e temas de trilhas sonoras de filmes inesquecíveis. Surgiu do interesse em comum de Tonny Lisboa (harmônica e voz), Sérgio Barbosa(guitarra) e Dan Bordallo (teclado) pelo gênero, no intuito de tocar e divulgar, essencialmente, o Blues.





16/04 (Quinta-feira)

MÚSICA

19h - Cabinho Lacerda

O cantor, compositor e músico paraense apresenta show reunindo composições autorais e em parceria com grandes nomes da cena artística local como João de Jesus Paes Loureiro, Renato Gusmão e Messias Lyra, além de contar com a participação de vários artistas convidados. É atuante em festivais e eventos em todo o estado e, no momento, encontra-se em fase de finalização de seu novo Cd, que será lançado neste ano.





17/04 (Sexta-feira)

MÚSICA

19h - Pedro Vianna

O cantor, compositor, poeta e produtor cultural apresenta o show "Outras Verdades",  resultado de um processo de pesquisa e experimentação musical,  que vem empreendendo nos últimos anos, na linguagem do samba. O repertório apresenta onze composições autorais e em parceria com outros artistas como Dudu Neves, Ziza Padilha, Leandro Dias, Arthur Espíndola, Jorge Andrade, Gustavo Rodrigues, Tom Sallazar, Narjara Oliveira e Márcio Schwartz. O show conta com  a produção de Narjara Oliveira, a direção musical de Diego Santos, e tem na banda o próprio Diego Santos no violão, Thiago Amaral no clarinete e Ricardo Jardim na percussão.





18/04 (Sábado)

LITERATURA

11h - Contação de histórias infantis, “Pescadores de histórias” por Elaine Casseb, Henrique Lobato, Jorginho Quadros  e Joana Chagas

As margens dos rios, com seus leitos misteriosos, fazem surgir grandes contadores que, seduzidos pela encantaria dos mitos da beira das marés e dos personagens que revelam a relação misteriosa e sagrada entre a floresta e as águas, vivem a polinizar as histórias de elementos como Mãe D’água, Boto, Iaras, Uirapurus, dentre outros que tomam formas e vida de acordo com a construção coletiva ou individual dos filhos das comunidades ribeirinhas. Essas histórias são sacramentadas com experiências muito reais desses contadores que, na maioria das vezes, contam com o testemunho da lua. 

DANÇA

16h - Roda de carimbó

O Sesc abre espaço para a valorização do patrimônio cultural e imaterial brasileiro, o Carimbó, oferecendo gratuitamente espaço para o comerciário e público em geral mostrarem o seu talento. Espaço livre e não há necessidade de inscrição, é só chegar e participar.

MÚSICA

19h - Guga Bruno (RJ)

 O cantor, compositor, instrumentista e produtor musical carioca integrou a banda "Lasciva Lula"e, em 2009, lançou seu primeiro disco virtual solo intitulado "Nanogravura Popular Brasileira". Lançando o seu segundo disco "Interim" em 2014. No show se expõe vulnerável e irônico, pop e introspectivo, transformando as apresentações numa peça fundamental para quem quer conhecer ou se aprofundar em seu trabalho, mostrando as canções em seu formato mais cru e mais próximo de suas origens.





19/04 (Domingo)

CINEMA

10h - Shortcuts

Dir: Robert Altman

1993 | 187 min | 16 anos

Um painel de Los Angeles a partir do atropelamento de uma criança, filha de um apresentador de TV, por uma garçonete. Casais que não se entendem, pais e filhos que não conseguem se integrar, fazem parte da narrativa costurada a partir de oito contos de Raymond Carver. Grandioso elenco dirigido pelo mestre Robert Altman.





22/04 (Quarta-feira)

CINEMA

18h - Khamsa (Parceria com Aliança Francesa)

Dir.: Karim Dridi

2008 | 100 min | 16 anos

Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu 13 anos atrás. Nada parece ter mudado desde que ele foi forçado a partir: os jogos de cartas tarde da noite, o mergulho no mar Mediterrâneo, as brigas de galo… Khamsa está novamente em casa. Até que seu melhor amigo Coyote conhece Rachitique, um ladrãozinho, com quem começa a realizar pequenos furtos. A juventude e a inocência de Khamsa irão rapidamente acabar à medida que ele desce numa espiral de delinqüência.

MÚSICA

19h - Minni Paulo Medeiros e UrBanda

O contrabaixista, compositor, arranjador e diretor musical iniciou sua carreira na década de 1970 e participou de diversos grupos no Pará, em São Paulo, no Rio de Janeiro e na França. Tocou com os artistas Zezé Mota, Tim Maia, Luiz Melodia e Elza Soares, entre outros. Tem dois discos gravados, o primeiro "Floresta das Chuvas"e o segundo CD, Marabaixo, que foi gravado e produzido na França.





23/04 (Quinta-feira)

MÚSICA

19h - Rafael Lima

O cantor e compositor paraense faz show de lançamento de seu novo Cd "Nômade", onde reúne composições inéditas e participações especialíssimas. O Cd traz o som da mata e o grito dos povos da floresta devastada, fala das agruras no sul do Pará e faz citações à Cabanagem, além da luta pela democratização do Brasil, temas sempre presentes em seu repertório autoral.





24/04 (Sexta-feira)

PALCO  GIRATÓRIO

19h - Espetáculo "Fio de Pão,  a lenda  da cobra Norato" In Bust Teatro com  Bonecos (PA) -  Palco Giratório 
 Classificação: Livre

Resgata do imaginário popular o causo da cabocla atraída por um cobrão embruxado que pari duas cobras: Caninana, a má, e Norato, que só quer encontrar quem o desencante para virar gente. As cobras são Bonecos de Luva que contracenam com Fantoches, Manés-côcos e Brinquedos de miriti, típicos do Estado do Pará. A lenda é contada por uma família mista: o violeiro, nordestino que migrou para o norte, sua mulher paraense, e o filho, personagens dos atores-manipuladores. A encenação mistura a lenda com o cotidiano da família, que causa uma identificação direta com o público. Estreou em 1997 e foi assistida por cerca de 30 mil pessoas. É um marco na pesquisa desenvolvida pelo In Bust sobre a utilização do boneco popular na dramaturgia do teatro com bonecos.





25/04 (Sábado)

LITERATURA

11h - Contação de histórias infantis, “Como conheci meu pequeno príncipe” por Lilian Tícia e Elaine Casseb.

“Como conheci meu Pequeno Príncipe”, uma apresentação fundamentada no texto célebre de Saint Exupery. Nela, pretende-se articular a oralidade associada a jogos teatrais, imprimindo a arte de contar um teor de criatividade, espontaneidade, imaginação e, acima de tudo, originalidade. Essa contação será valorizada com a utilização de recursos visuais, sonoros, cenográficos e de figurino, além de possibilitar a interação com o público presente, levantando hipóteses, recriando as cenas narradas e permitindo a participação do ouvinte.

PALCO  GIRATÓRIO

19h - Espetáculo “PLURAL” Cia. de Teatro Nu Escuro (GO) - Palco Giratório 
Classificação: 10 anos 

Plural é a trama tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus sete anos, quando se distraía brincando com uma boneca de milho no terreiro de sua casa enquanto sua avó cozinhava no fogão à lenha e lhe falava pela janela. A narrativa segue costurando memória em memória, fiando do universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragens, lamentos e alegrias. Uma trama sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor. Inspirada nas histórias reais das mães dos integrantes da Cia. de Teatro Nu Escuro.





26/04 (Domingo)

CINEMA

10h - O espírito da Colméia

Dir: Victor Erice

1973 | 97 min | livre

Um dos mais premiados longa-metragem de todos os tempos, o  Espírito da Colméia é um belo e poético filme sobre a inocência sob contexto do horror e da política. Depois de assistirem o filme Frankenstein, duas crianças ficam obcecadas com o personagem. O suposto e breve desaparecimento de uma delas, agrava a obsessão da outra com o monstro. O filme todo é permeado por símbolos e metáforas que conduzem o argumento de forma transparente. Fotografia magnífica de Luis Cuadrados. Sensível e original, versão remasterizada.





27/04 (Segunda-Feira)

PALCO  GIRATÓRIO

19h - Espetáculo “O cabra que matou as cabras” Cia. de Teatro Nu Escuro (GO) - Palco Giratório

Classificação: 12 anos

Um advogado vigarista, que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes, vê-se envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. Uma trama cheia de traições, trapaças e reviravoltas, na qual uma esposa maliciosa engana seu marido advogado, que engana um comerciante ganancioso, que engana seu empregado, que engana um juiz, que quer enganar todo mundo. Uma comédia visceral que lida com as relações de poder e hierarquia implícitas no cotidiano das pessoas e traz o riso como força reveladora e de libertação, um riso festivo que não forja dogmas nem é autoritário e que exorciza os nossos medos e as nossas angústias.





28/04 (Terça-Feira)

DANÇA

18h - Baile de Dança de salão

Espaço para os amantes da dança de salão desfilarem seus talentos junto com a equipe de professores de dança. Não há necessidade de inscrição, é só chegar e participar.





29/04 (Quarta-Feira)

MÚSICA

19h - Rafael Guerreiro

O violonista e compositor paraense apresenta o show “Seis cordas para Waldemar”, que busca através da releitura das obras do maestro Waldemar Henrique, contar de formar musical um pouco da história das músicas deste grande artista, incentivador e divulgador da cultura Paraense.  Canções consideradas “Standards” da música Paraense como "Uirapuru" e "Tamba-Tajá" ganham arranjos que mesclam as sonoridades contemporâneas do jazz, reggae e techno com os ritmos amazônicos e latinos.





30/04 (Quinta-feira)

LITERATURA

14h às 17h - Clube da Leitura Espanhol (Leitura do Livro "El tango de La Guardia Vieja" do autor Arturo Pérez -Reverte)

O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE) da Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com o Sesc Boulevard, abre o “Clube de Leitura” para divulgar a literatura em língua espanhola em Belém. O objetivo é simples: falar, de forma descontraída, sobre cinco livros, de épocas e autores muito diferentes, cujo elo é a língua na qual são escritos os textos: o espanhol. Além disso, qualquer brasileiro pode ler estas obras, já que todos estão traduzidos para a língua portuguesa e editados no Brasil. Para o terceiro encontro o  livro escolhido foi El tango de La guardia Vieja, de Arturo Pérez –Reverte.

MÚSICA

19h - Yuri Guedelha e Clube do Jazz

Celebrando o "Dia Internacional do Jazz",  o músico,compositor e instrumentista apresenta  ao lado do "Clube do Jazz" o show "Billie Holiday - 100 anos de Lady Day",que tem como objetivo relembrar a importância deste gênero   musical e a sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história e comemorar o centenário da renomada intérprete. O "Clube do Jazz" é formado por Adelbert Carneiro, Mariano Primo, Tynnoko Costa, Ziza Padilha. O show contará com a participação das interpretes Andréa Pinheiro, Cacau Novais, Dayse Addario, Juliana Sinimbu, Malu Guedelha e Natália Matos.  

24 comentários:

  1. queria tanto ver o teatro hoje :(

    ResponderExcluir
  2. SÓ COISA BOA PARA CURTIR DEPOIS DA CHUVA NOTURNA.

    ResponderExcluir
  3. FOI 10 !

    Joanna Di Ângelis e Tynnôko Costa fizeram tributo aos Beatles no Sesc Boulevard hoje.


    Karina Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Lugares como Sesc Boulevard, deveriam ter uma divulgação maior, pois só tem programações boas e para todos os gostos e estilos. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO."A CULTURA AGRADECE".

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe de colaboradores, sobretudo aquele que estão pelos bastidores dos espetáculos do Sesc Boulevard Belém e por permitirem e proporcionarem essa gama de possibilidades artisticas ao público paraense...... Vejo que a cada mês a programação é recheada de arte contemporanea.. MÚSICA, TEATRO, CINEMA, nas suas mais diversas faces. Enfim, meus parabésn, continuem assim... Abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente programação! Prabéns.

    Nesse mês não teremos nenhuma oficina?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Terão oficinas agora no mês de dezembro?

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Para o teatro precisa pegar algum ingresso antecipado?

    ResponderExcluir
  9. é gratuita essas programações?

    ResponderExcluir
  10. E a programação de Janeiro? Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  11. A criação deste espaço de cultura e diversão é excelente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. A programação está super interessante, como sempre o SESC mostrando a nata da cultura Paraense, parabens ao SESC e aos Paraenses que desfrutam desta magnifica programação.

    ResponderExcluir
  13. Show de Gigi Furtado está perfeito. Vale muito a pena conferir.

    ResponderExcluir
  14. Já estou viaciada com as programações do SESC que é tudo de bom antes de qualquer programação noturna em Belém. Parabéns equipe do SESC que está nos dando a oportunidade de conhecer os nossos valores musicais e artísticos.

    ResponderExcluir
  15. O show do Engole Cobra vai bombar no dia 10/07, espero todos lá!!

    ResponderExcluir
  16. a entrada é franca para todos os dias da programação ?

    ResponderExcluir
  17. Sim, as programações no sesc Boulevard são sempre gratuitas.

    ResponderExcluir
  18. A ELLEN OLERIA TEM UMA VOZ MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  19. O SESC está de parabéns, teatro, cinema, música, nossa Cidade agradece! Mas fico preocupada com a diminuição das programações, no domingo a noite por exemplo, não tem mais nada. Tinhamos a disposição atrações de terça a domingo em horários determinados e agora muda constantemente ou simplismente não acontece mais. Peço que não deixem esse espaço acabar ou se apagar. Bjo

    ResponderExcluir
  20. Queria saber que cinema e os filmes?
    este e o meu email qualquer coisa vocês me passam ok.
    patriciorlima@yahoo.com.br
    espero respostar.

    ResponderExcluir
  21. Poxa, voltem com o teatro infantil aos domingos...por favor...

    ResponderExcluir
  22. Esta ótima a programação do mês de abril. Haja fôlego para participar! Angel

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑